
Canaoeste Águas
Conscientização, Regularização e Racionalidade na sua utilização. É nesse tripé que se baseia o programa Canaoeste Águas, visando o melhor aproveitamento desse recurso, essencial para a produção agrícola.
O programa tem como objetivo realizar a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos existentes nas propriedades rurais dos pequenos, médios e grandes produtores de cana-de-açúcar associados, tendo como meta a regularização do uso eficiente, controle e proteção d’água e dos ecossistemas do seu entorno, em conformidade com a legislação e normas pertinentes.
Vale lembrar que a utilização da água de forma sustentável faz parte de uma demanda mundial, listada entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que os países signatários da ONU (Organização das Nações Unidas) se propuseram como meta a ser alcançada até 2030. Os desafios são ambiciosos e exigem esforços de cada país para serem alcançados.
Diante desta necessidade, a primeira etapa do nosso programa inclui a conscientização. Através desse trabalho orientamos aos nossos produtores quanto às ações diárias e de longo prazo para garantir a longevidade desse recurso, buscando evitar as contaminações do lençol freático, rios, mananciais, barramentos e poços. Atualmente estão sendo elaboradas cartilhas para facilitar o entendimento dos produtores rurais no que diz respeito às regularizações nas propriedades.
A regularização, inclusive, é a segunda base do tripé de sustentação do programa, que auxilia o pequeno, médio e grande produtor canavieiro a regularizar o uso dos recursos hídricos, em conformidade com as leis e normas vigentes. O programa também monitora e orienta sobre as construções de novos poços e captações, a fim de garantir que a interferência no recurso não traga qualquer tipo de risco de poluição do recurso hídrico e toda bacia de seu entorno. Nos poços já existentes nas propriedades rurais, solicitamos adequações necessárias conforme normativas visando sua regularização e obtenção da outorga.
A terceira ponta do tripé é a racionalidade na utilização do recurso hídrico, verificando se o volume de água captado é realmente necessário, evitando desperdícios e contaminações. Caso houver necessidade orientamos o produtor também a realizar o tratamento d’água necessário antes da devolução ao rio ou curso d’água.
Gestão ambiental
Em um passado recente, ouvia-se os produtores rurais optarem pela compra de propriedades rurais providas de recursos hídricos abundantes, porém na contemporaneidade é possível observar que muitos produtores rurais optarem pela compra de propriedades desprovidas desse bem natural tendo em vista a dificuldade em realizar a devida gestão ambiental da propriedade, pois envolve tempo e dinheiro.
Pensando mais uma vez em trabalhar a gestão da sustentabilidade porteira a dentro da propriedade rural, a Canaoeste auxilia os produtores rurais com um corpo técnico multidisciplinar (engenheiros agrônomos, ambientais, advogados especialistas em meio ambiente) na gestão dos ativos e passivos ambientais existentes nas propriedades (Áreas de Preservação Permanente, Cadastro Ambiental Rural – CAR, Programa de Regularização Ambiental – PRA, Visitas Técnicas in loco, Compensação Ambiental, Crédito de Carbono, Reserva Legal, regularização de poços, cisternas, captação, monitoramento contínuo dos níveis estáticos e dinâmicos e irrigação consciente, etc.) direcionando o associado para a sustentabilidade e perenidade do negócio.
A Canaoeste conta ainda, com um colaborador que vem se especializando dia a dia no tema Águas para melhor assessorar o produtor rural a gerir os recursos de sua propriedade, visitando-o in loco e orientando-o em como realizar as adequações necessárias.
Atualmente, o corpo técnico da Canaoeste faz parte de diversos comitês de Bacia Hidrográfica no Estado de São Paulo, além de compor o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, representando os produtores rurais em algumas câmaras técnicas, como a Câmara de Educação Ambiental do Comitê do Turvo Grande.
De olho nos ODS
Com o Programa Canaoeste Águas conseguimos verificar que o produtor rural se sente cada vez mais seguro quando os assuntos ambientais são abordados no campo, pois como mencionado anteriormente a equipe é especializada e multidisciplinar, assim o produtor rural tem informações completas, e sempre opta pela regularização de suas captações e outros usos hídricos evitando assim qualquer risco de penalização.
Tais regularizações são a porta de entrada para obtenção de certificações de sustentabilidade e boas práticas agrícolas, dentre elas destacamos: Bonsucro, RenovaBio e Etanol mais Verde.
Como impacto social, acreditamos que a preservação do recurso hídrico finito é o maior ganho desse projeto, garantindo assim o uso para futuras gerações, paralelamente existem outros ganhos, pois estamos realizando o monitoramento da qualidade da água, que garante que o produtor rural e seus colaboradores, podem usufruir de água limpa para consumo.
O programa também faz o levantamento das fossas existentes nas propriedades rurais, orientando o produtor rural na adequação caso necessário, dessa forma o associado da Canaoeste, faz o direcionamento correto do esgoto para tais fossas (sépticas), evitando assim a poluição e contaminação dos recursos hídricos, seria o saneamento básico da propriedade rural.
A preservação das nascentes e olhos d’águas através das Áreas de Preservação Permanente (APP), uso sustentável da água, controle de poluição, erosão e lixiviação acreditamos ser o maior ganho ambiental do programa, que da forma como vem sendo aplicado, garante o cumprimento de pelo menos 6 das 17 metas dos ODS. As de números 3, 4, 6, 8, 11, 12.
ODS Alcançados:
3, 4, 6, 8, 11, 12.
Gestão de Águas na Propriedade Rural:
– Orientação ao Produtor Rural;
– Regularização de Pontes e Travessias.
– Regularização de Reservatório de Acumulações d’água.
– Elaboração e regularização de Outorgas (Captação superficial, poço profundo, cisternas)
– Autorização para limpeza de Drenos.
Participação em entidades:
Participação na Câmara Técnica de Educação Ambiental e Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande.
Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica (Rios Baixo Pardo e Grande)