Programa garante certificação Bonsucro para 1,1 milhão de toneladas de cana

Benefício abrange 12 produtores associados da Canaoste, atingindo cerca de 17 mil hectares

26/02/2024 14:15

Após um trabalho de três anos, 12 produtores rurais do interior paulista se tornaram os primeiros associados da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) a conquistar a certificação internacional Bonsucro, que assegura um padrão de sustentabilidade à produção de 1,1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar em cerca de 17 mil hectares.

Os produtores foram acompanhados dentro do programa de práticas sustentáveis Semeia (Sustentabilidade Econômica, Meio Ambiente, Eficiência e Inteligência Agronômica) desenvolvido pela associação. Todos foram orientados sobre o treinamento necessário para as mudanças dos processos, operações e atividades visando assegurar as boas práticas na produção e a aprovação na auditoria de certificação.

Alguns produtores já estavam bem organizados para obter a certificação, outros partiram do zero e alguns desistiram no meio do caminho.

O gestor da Canaoeste, Almir Torcato, disse em nota que um dos benefícios da certificação é ter portas abertas nas plataformas que ditam as regras no mercado de consumo do mundo sustentável.

“Os benefícios da certificação são imensos, com a visibilidade positiva da empresa na região, melhorias nas áreas sociais, ambientais e econômicas e a geração de novas oportunidades de negócios e de trabalho na empresa”, disse Bruno Rosolen Gilli, que junto com Leandro Rosolen produz cana em quatro fazendas.

Célia Ferreira de Oliveira Porto, dona da Fazenda São João, de Viradouro, afirmou que houve momentos em que, desacreditada, pensou em desistir, mas foi convencida a concluir o processo pela equipe da Canaoeste.

“O maior desafio foi romper os ‘vícios’ antigos dos funcionários, pois mudança sempre gera desconforto, mesmo que seja para melhor, mas, com o apoio da associação e unindo forças com a equipe da fazenda, conseguimos realizar essas mudanças que beneficiam toda a cadeia, tornando nossa produção ainda mais sustentável”, disse Lia Teixeira, da Fazenda Pavão, de Barretos.

O CEO do Grupo Humus Agroterra, Hugo Cagno, disse que toda a equipe estava muito satisfeita por conseguir a certificação de forma pioneira, o que torna o grupo uma referência em sustentabilidade dos negócios.

Cerca de 1,9 milhão de hectares de cana no mundo são certificados pela Bonsucro, que estima uma redução de 17% na emissão de gases de efeito estufa e 41% de redução de consumo de água nas propriedades após cinco anos de certificação.

Por Globo Rural

Deixe seu comentário