colheita de cana

10 coisas que você não sabia sobre a cana-de-açúcar!

18/03/2019 10:26

1 – A cana-de-açúcar é, sem dúvida, um dos mais antigos cultivos do planeta, pois sua descoberta remonta a 9 mil anos. A planta seria originária da Nova Guiné (ao norte da Austrália).

2 – A cana-de-açúcar é uma “grama gigante” da família das gramíneas. Apenas os colmos (caules) são colhidos, e não as folhas. Os colmos são principalmente compostos por água, açúcar e fibras, que chamamos de bagaço.

3 – Uma cana-de-açúcar é composta por 5 a 20 colmos com 3 a 6 metros de altura e 3 a 5 centímetros de diâmetro.

4 – A colheita é realizada no momento de maior concentração de açúcar. Ela começa, em média, após 12 meses, podendo se estender por até 240 dias. A cana deve entrar em processo de produção imprescindivelmente entre 12 e 36 horas após a colheita. Uma tonelada de cana produz cerca de 115 kg de açúcar.

5 – As 12 refinarias de açúcar da Tereos, localizadas no Brasil, na Ilha da Reunião, em Moçambique, na Tanzânia e no Quênia, processaram quase 23 milhões de toneladas de cana durante a safra de 2017/18.

6 – No Brasil, a Tereos processa cerca de 300 mil hectares de cana-de-açúcar, sendo a plantação e a colheita totalmente mecanizadas. O Grupo é pioneiro na introdução de novas tecnologias de agricultura de precisão.

7 – A cana-de-açúcar representa 80% da produção mundial de açúcar, podendo também ser utilizada para a produção de energia, álcool, alimentos para nutrição animal ou fertilizantes. A Tereos é um player importante na produção de álcool/etanol, obtidos a partir da cana-de-açúcar, mas também da beterraba e de cereais.

8 – Quase metade da cana-de-açúcar cultivada pela Tereos no Brasil já tem a certificação Bonsucro. Esse referencial internacionalmente reconhecido tem por objetivo assegurar a perenidade da produção por meio de iniciativas sustentáveis no plano social e ambiental.

9 – Graças às suas raízes densas, a cana-de-açúcar protege os solos de riscos meteorológicos. Na Ilha da Reunião, a Tereos realiza estudos sobre diversas variedades de cana-de-açúcar, a fim de associar um bom rendimento a qualidades de adaptação ao solo e ao clima.

10 – A cana-de-açúcar contribui para a autonomia energética. O bagaço, constituído por resíduos resultantes da moagem da planta, é usado para a produção de eletricidade a partir do vapor. No Brasil, em Moçambique, no Quênia, na Tanzânia e na Ilha da Reunião, as fábricas da Tereos são autossuficientes em energia. Além disso, a energia produzida pode abastecer a rede pública. Na Ilha da Reunião, por exemplo, 12% da eletricidade é renovável e produzida a partir do bagaço de cana.

Fonte: https://tereos.com/pt/nossas-noticias/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-cana-de-acucar

Deixe seu comentário
Comentários
Aguinaldo Mauricio, enviado em 26/11/2022

Muito interessante a plantação de cana, somente uma dúvida após colher a cana não é viável deixar as palhas por entre as canas?

rosalito da veiga, enviado em 07/06/2020

Ola gostaria de entrar na faculdade da produção de aguardente

rosalito da veiga, enviado em 07/06/2020

Quero saber como entrar na faculdade na especialização na produção de aguardente