energia elétrica

Copercana é certificada com “Selo Energia Verde”

Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo é o terceiro consumidor de bioeletricidade do país a receber o a certificação, edição 2021

24/05/2021 09:04

A Copercana — Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo é o terceiro consumidor de bioeletricidade do país a receber o “Selo Energia Verde”, edição 2021. A certificação foi emitida pela Unica — União da Indústria de Cana-de-Açúcar na tarde desta quarta-feira.

Criado pela Unica, em parceria com a CCEE — Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e apoio da Abraceel, o programa certifica usinas produtoras, comercializadoras e consumidores de energia renovável advinda da bioeletricidade produzida a partir da palha e do bagaço de cana.

O Selo Verde também tem como finalidade reconhecer e incentivar a ampliação da produção de energia através da biomassa da cana e contribuir para qualificar e valorizar a geração de energia sustentável.

Em sua página oficial na internet, a Unica parabenizou a Copercana pela certificação, destacando o pioneirismo da cooperativa no programa.

“A possibilidade de concessão do Selo Energia Verde passou a ser possível a partir da Edição de 2017 e foi justamente a Copercana, naquele ano, o primeiro consumidor a receber o selo”, destacou o gerente de Bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza.

Como consumidora, a Copercana adquire energia da fonte de biomassa de uma usina associada à Unica e segue todas as diretrizes estabelecidas pelo programa e contrato registrado no CCEE.

Além da cooperativa, atualmente 60 unidades sucroenergéticas detêm o Certificado Energia Verde. Isso permite que comercializadoras e consumidores do mercado livre que adquiriram bioeletricidade dessas empresas possam receber a certificação da Unica.

O “Selo Energia Verde” também contribui para que consumidores e comercializadoras demonstrarem suas preocupações com o desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo, em que estimula a expansão da bioeletricidade na matriz elétrica brasileira.

POR: Eddie Nascimento

Deixe seu comentário