fachada da canaoeste

Canaoeste: 78 anos valorizando as conquistas do passado em busca de novos desafios

Entidade lança podcast e aprimora a comunicação com seus associados

24/07/2023 09:31

A Canaoeste completa 78 anos neste sábado, 22 de julho. Ao longo de sua história, a Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo, sediada em Sertãozinho, vem se destacando com uma das principais entidades do setor sucroenergético, não só pelos relevantes serviços prestados aos seus associados como também pela inovação, característica que tem marcado a atual gestão.

“A história revisa o passado, mas o futuro é construído a cada dia. Portanto, uma história de sucesso depende das conquistas que vamos alcançando ao longo de nossa trajetória. E, quando olhamos pelo retrovisor da nossa linha do tempo, podemos nos orgulhar das nossas vitórias, que, com certeza, não foram poucas. Erramos, sim, certamente, mas também aprendemos com os nossos erros. Por isso, temos a preocupação de valorizar o nosso passado, mas sempre com nossos olhares voltados para o futuro. Futuro este que vem sendo construído, de forma conjunta, com a figura mais importante da nossa instituição que é você, nosso associado”, afirma Almir Torcato, gestor corporativo da associação.

Quando fala em valorizar o passado, Torcato faz referência às grandes lideranças que estiveram à frente da Associação, como Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, o inesquecível Maneco, que partiu em 2019, mas que deixou um legado, reforçou os valores cooperativistas e que sempre acreditou na cana como fonte de energia para o futuro. Como também Fernandes dos Reis, saudoso Fernandão, pai do atual presidente da Canaoeste. Todos com sua característica peculiar, mas que contribuíram para o desenvolvimento da associação.

A Canaoeste adota como um dos seus princípios a transparência de suas ações. Motivo pelo qual a associação investe, de forma contínua, em seus processos de interação, implementando uma comunicação assertiva, para falar não somente com seus associados, mas com a sociedade como um todo.

Dentro dessa concepção, a associação lança o seu podcast, ferramenta que reúne a praticidade de ouvir um programa de rádio com a dinâmica da Internet, permitindo que sua programação possa ser ouvida em qualquer lugar, a qualquer hora e que possa ser compartilhada mais facilmente.

“Neste projeto piloto, tivemos um bate-papo histórico da associação, em que passamos pelos desafios da desregulamentação do setor e de como cada área foi se desenvolvendo, diante das necessidades do produtor, do nosso associado, pensando na geração de serviço de valor. Através desta nova ferramenta, abordaremos, de forma clara e descontraída, temas importantes e necessários para informação dos produtores, atuando nas mais diversas frentes, buscando sempre o melhor para os nossos associados”, afirma Torcato.

“Em relação aos nossos associados, vale destacar a pluralidade do nosso público-alvo, composto por diferentes gerações. Há uma grande parcela de empreendimentos que ainda adota o gerenciamento familiar, o que requer uma estratégia de comunicação que converse tanto com o avô quanto com o pai, o filho e o neto”, comentou Torcato, ao avaliar a facilidade do podcast de conversar com diversas gerações.

Inserida neste novo modelo virtual para chegar às novas gerações, a associação criou o “Sr. Oreste”, um associado digital, responsável por informar, de maneira criativa, as ações e conquistas da Canaoeste. “A Canaoeste é uma senhora de 78 anos que não parou no tempo”, lembra o gestor corporativo.

Dessa forma, a Canaoeste prossegue no desenvolvimento de ações de apoio técnico e suporte oferecidas aos produtores associados. Por meio de programas de capacitação, assistência técnica e troca de conhecimentos, a organização busca impulsionar a adoção de tecnologias avançadas, boas práticas agrícolas e estratégias de gestão eficientes, visando à melhoria contínua da produtividade e competitividade do setor.

Além disso, a Canaoeste tem se dedicado à promoção do desenvolvimento sustentável e à valorização do setor sucroenergético como importante pilar econômico e ambiental. A organização tem se engajado em iniciativas que visam à redução do impacto ambiental da produção, à valorização da biodiversidade e ao fortalecimento das relações com as comunidades locais.

Com foco na agricultura do novo milênio, a Canaoeste vem investindo em sustentabilidade.  Segundo o presidente, Fernando dos Reis, está previsto, para o mês de agosto, o início da produção da biofábrica, que está sendo construída pela entidade. “A nova planta terá capacidade inicial de produzir 100 mil litros de produtos biológicos, insumo que será direcionado para atendimento exclusivo dos associados”, informou. Fernando também destacou a perspectiva de uma safra com um bom rendimento.

“É o momento de levarmos mais informação e aperfeiçoamento para o campo, para que possamos estar sempre um passo à frente, com uma visão de futuro. Por isso, este ano, realizamos o primeiro evento de abertura de safra, com a presença de um especialista, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, e de diversos produtores, ocasião na qual debatemos sobre as expectativas e os desafios a serem enfrentados nesta temporada”, afirmou.

O presidente cita, também, o programa SEMEIA, cujas iniciais significam Sustentabilidade Econômica, Meio Ambiente, Eficiência, e Inteligência Agronômica. “Nele os produtores são orientados a desenvolver e aplicar práticas sustentáveis em suas propriedades, que funcionam como porta de entrada para o universo das certificações, como Bonsucro, RenovaBio e Etanol Mais Verde”, que facilitam a inserção de seus produtos no mercado nacional e internacional”, argumentou Reis.

“Ao longo desses 78 anos, a Canaoeste tem acompanhado o crescimento do setor sucroenergético, que, nesse período, evoluiu e se modernizou, atraindo os olhares do mundo, que busca soluções cada vez mais sustentáveis, a fim de avançar nesse período de transição energética. Vamos continuar trabalhando, ajudando o setor a se desenvolver cada vez mais, cientes das nossas responsabilidades e permanecendo fiéis aos nossos valores, que nos fizeram chegar até aqui e, hoje, figurar como protagonistas nessa transição”, concluiu Torcato.



Conheça o CanaoesteCast clicando abaixo:

✅ https://open.spotify.com/show/7dOUAF0INAg0Sn3N6kJ6wh

✅ https://youtube.com/playlist?list=PLPZqvsrfaZmr1ozG99q4lpTOFGUc-DWVY

✅ https://deezer.com/show/1000138555

Deixe seu comentário