Grupo Humus Agroterra obtém certificação Bonsucro da Fazenda São Vicente, de Pitangueiras

23/02/2024 16:25

O Grupo Humus Agroterra, um dos maiores fornecedores de cana-de-açúcar do Brasil, anunciou nesta semana que obteve a Certificação Bonsucro de sua fazenda São Vicente, com mais de 4,5 mil hectares de cana-de-açúcar. A fazenda, localizada em Pitangueiras, São Paulo, é uma das primeiras propriedades rurais brasileiras a conquistar a certificação.

A certificação ocorreu dentro do Programa Semeia, desenvolvido pela Canaoeste – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo com o objetivo de desenvolver e estimular a prática de ações de sustentabilidade entre seus associados. A Humus Agroterra é associada da Canaoeste desde sua fundação.

Com o Selo Bonsucro, agora, o Grupo Humus Agroterra, conquistará um novo patamar de excelência de suas atividades, melhorando, ainda mais, sua imagem de empresa sustentável e amplamente envolvida com o aumento de sua eficiência, diminuição do uso de energia, redução do consumo de água e resíduos, além de ser um ambiente de trabalho seguro e socialmente justo. Além de todos estes benefícios, a Fazenda São Vicente ainda poderá aumentar sua lucratividade, uma vez que terá um ganho extra com a comercialização de créditos de carbono.

Para o CEO do Grupo Humus Agroterra, Hugo Cagno Filho, que também é o presidente da Usina Vertente, de Guaraci/SP, e da UDOP – União Nacional da Bioenergia, a conquista da certificação Bonsucro para a Fazenda São Vicente é de suma importância para reconhecer todo o trabalho de mais de oito décadas desenvolvido pelo grupo Humus no cultivo da cana-de-açúcar, dentre outros investimentos.

“Estamos muito satisfeitos e felizes por conseguir, de forma pioneira, certificar nossa fazenda e nos tornarmos, uma vez mais, referência quando o assunto é a sustentabilidade de nossos negócios”, destacou Hugo Cagno.

Para conquistar o Selo Bonsucro, a Fazenda São Vicente seguiu rigorosamente todo o conjunto de padrões exigidos pela certificadora. A Bonsucro, sediada na Inglaterra, é reconhecida mundialmente dentro do processo de certificação para demonstrar o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social da cana-de-açúcar.

Dentre as práticas ambientais certificadas pela Bonsucro junto a Fazenda São Vicente destacam-se: uso racional da água, redução de emissões de gases (GEE), otimização nas operações reduzindo consumo do óleo diesel, uso estratégico de fertilizantes e agroquímicos conservando a biodiversidade, obtenção de condições de trabalho mais seguras, uso adequado de todos os EPIs, treinamentos das normas regulamentadoras (NR), treinamentos para combate a incêndios nos canaviais, instalações para armazenagem e descarte de todas as embalagens corretamente, softwares de gestão para análise de pragas na lavoura, uso correto dos corretivos através de análises de solo, dentre outras práticas.

Rogerio Mian

Fonte: Agência UDOP de Notícias

Deixe seu comentário