laboratorio de sacarose sertaozinho

Canaoeste a serviço da qualidade e dos bons resultados

24/02/2020 08:07

Fornecer resultados analíticos reais, precisos e em tempo hábil para tomadas de decisões que permitam adicionar rendimentos aos fornecedores, minimizar perdas e ainda aumentar a produtividade. Esse é o objetivo da Canaoeste por meio do Laboratório de Sacarose, que tem um papel estratégico.

O laboratório funciona anexo à Unidade de Grãos da Copercana, na Rodovia Albano Bacega, s/n, Km 0, na zona industrial, em Sertãozinho-SP, onde é feita a análise das amostras de cana dos fornecedores associados e também realizado alguns experimentos com empresas parceiras, indicando ao fornecedor qual a melhor época de colheita, prevendo e auxiliando no planejamento estratégico da moagem, bem como mostrando a necessidade de aplicação de maturadores. Desde então, o laboratório vem se aprimorando e trazendo novos equipamentos para garantir a qualidade de análise, resultados e confiabilidade.

Lucas Guidugli, encarregado de laboratório de sacarose

“Os fornecedores procuram por esses serviços. Tivemos um aumento de 2018 para 2019 na faixa de 230% nas análises para os associados – a análise de maturação é muito importante porque se eles colhem no período errado acabam tendo prejuízos”, disse o encarregado de laboratório de sacarose III, Lucas Guidugli.

Calibração de equipamentos de análise de sacarose

Estamos na entressafra – momento ideal de fazer a calibração dos equipamentos de análise de sacarose e manutenção das unidades industriais. A manutenção preventiva é feita anualmente neste período, em todos os equipamentos do Laboratório de Sacarose da Canaoeste. Além de garantir que não haverá defeito no equipamento no meio da safra, o laboratório segue as normas estabelecidas pelo Consecana-SP – ou seja, todos os equipamentos passam por manutenção e calibração antes do início de safra.

No laboratório são realizadas as calibrações da prensa hidráulica, do tacômetro, do refratômetro e do sacarímetro (equipamento que mede a quantidade de sacarose na amostra). Já as células de carga são enviadas para Piracicaba, onde ficam por um mês para a manutenção.
Para a calibração dos equipamentos é contratada uma empresa autorizada que vai até o laboratório realizar a manutenção. Há alguns anos a Canaoeste conta com os serviços da Cetec – conceituada empresa especializada em manutenção e calibração.

“A Canaoeste tem o cuidado de todo ano fazer a manutenção dos equipamentos de análise de sacarose, além disso, realizamos sempre o teste de repetibilidade (o qual garante que a leitura de todos os equipamentos sejam iguais). Esse teste é feito internamente, onde pegamos uma amostra homogênea e a analisamos do começo ao fim e todos os resultados precisam estar alinhados. Dessa forma, garantimos qualidade de resultado e também que os equipamentos não apresentarão problemas no futuro. Com isso conseguimos gerar confiabilidade para os associados e ainda servimos de suporte para as usinas atendidas pela Associação, que quando têm algum problema ou alguma dúvida nos procuram”, destacou Guidugli.

Fonte: Revista Canavieiros
Por: Fernanda Clariano
Foto: Fernanda Clariano e Ludmila H. Rizzi

Deixe seu comentário