Semeia-boas práticas da Canaoeste

Alojamento e lavanderia nas propriedades rurais

03/08/2023 17:04

Caro produtor rural, vamos abordar assuntos da Norma Regulamentadora – NR nº 31, referentes às áreas de convivência da propriedade rural, que são os locais utilizados pelos trabalhadores para alimentação, descanso, lazer e para cuidados de higiene pessoal, mais especificadamente sobre Alojamento e Lavanderia.

O ALOJAMENTO, segundo a Norma Regulamentadora – NR nº 31, deve possuir condições adequadas de conservação, limpeza e higiene, paredes em alvenaria ou madeira, piso cimentado ou de madeira, precisa ser coberto para proteção de intempéries, portas e janelas que ofereçam vedação e segurança, além de permitir a ventilação e iluminação. Além disso, deve disponibilizar recipientes para a coleta de lixo e por segurança recomenda-se o treinamento para manuseio de extintores, bem como a disposição adequada no recinto.

O distanciamento entre as camas deve ser de no mínimo 1 metro, e o funcionário deve ter acesso a armários individuais, com chaves e espaço suficiente para guardar os objetos de uso pessoal. No caso de uso de beliches, estes devem possuir escada de acesso e vão livre de 1,10 metro entre camas e entre o teto. Também a altura do pé direito deve ser no mínimo de 3 metros.

As camas podem ser substituídas por redes, de acordo com o costume local, obedecendo ao espaçamento mínimo de um metro entre elas.

Já a LAVANDERIA é um local obrigatório, uma vez que todo alojamento deve ter um local destinado para os funcionários lavarem suas roupas pessoais. É importante salientar que a lavanderia deve ser instalada em local coberto, ventilado, e ser dotada de tanques coletivos e água limpa. A quantidade de tanques deve ser compatível com a quantidade de colaboradores que utilizam o alojamento da propriedade, e o ambiente de estar limpo, conservado e higienizado.

De acordo com a NR 31, é o Ministério do Trabalho que realiza a fiscalização das áreas de vivência. Toda a melhoria na qualidade de vida do trabalhador poderá refletir positivamente nas atividades laborais e melhoria da produtividade da propriedade.

O programa de Boas práticas Agrícolas da Canaoeste está disponível para tirar dúvidas e ajudar você a alcançar a sustentabilidade. Se precisar de ajuda para adequar sua área de vivência em sua propriedade rural, nos procure, temos os melhores planos que podem te ajudar a iniciar ou ainda melhorar nas Boas Práticas Agrícolas!

André Pavan Réa – Analista de Sustentabilidade

Deixe seu comentário