Semeia-boas práticas da Canaoeste

Como é o tanque de combustível e a área de abastecimento do produtor que adota as Boas Práticas Agrícolas?

10/04/2023 10:22

Olá, produtor que adota as boas práticas agrícolas, tudo bem? Mais uma vez estou aqui para conversar com vocês sobre as Boas Práticas Agrícolas, e desta vez vamos conversar sobre o tanque de combustível e área de abastecimento da fazenda.

Primeiro, te convido para dar uma volta pela fazenda e dar uma boa olhada no solo próximos ao seu tanque de combustível e ao redor da sua área de abastecimento. Se estas áreas não estão construídas de maneira adequada, cumprindo as normativas vigentes, é possível que você encontre manchas de óleo de diversos tamanhos pelo solo. Você sabia que este óleo contamina o solo e água e que um litro de óleo pode inviabilizar cerca de 25.000 litros de água, deixando ela impropria para consumo?

 As normativas NBR 7505-1 e 75205-4 falam sobre o armazenamento de líquidos inflamáveis e área de abastecimento e aqui eu vou me basear nestas duas para explicar como devemos cuidar desta parte na nossa fazenda. Sugiro que leiam estas normativas, pois elas podem esclarecer muitas dúvidas sobre estes assuntos.

 Primeiramente, precisamos conversar sobre o tamanho do tanque, pois se este atingir o volume de 15.000 litros precisa de autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para funcionar. Nós da Canaoeste podemos te orientar para conseguir esta autorização.

Porém, precisando ou não de autorização e independentemente do tamanho do tanque este deve estar sob uma bacia de contenção, que deve ser feita de material compatível ao óleo e impermeável, como exemplo o concreto e o metal. A bacia deve ter capacidade de conter todo o volume de combustível com folga e ainda, seu piso deve ter uma declividade mínima de 1% destinando para o ponto de coleta, em caso de vazamentos e lavagem do local (mistura de água e óleo). Este ponto de coleta deve ser ligado área externa da bacia, finalizando com uma válvula, que deve permanecer fechada. A parede da contenção não pode ser mais alta que 3,2 metros.

 O tanque não pode ficar em qualquer lugar da fazenda, deve ficar a 4,5 metros de distância de qualquer outra benfeitoria. Ainda, este deve ser acessível ao caminhão de combustível e ao caminhão bombeiro, para casos de acidente.

A área de abastecimento deve ser impermeabilizada, com canaletas ao redor, para que qualquer vazamento fique retido no local do abastecimento. Estas canaletas devem ter pelo menos 5 cm de largura e estarem recuadas à 50 cm da área permeável. De fato, as canaletas impedem que om óleo contaminem o ambiente, mas de nada adianta, se estas não forem ligadas ao um sistema de saneamento e corram para o esgoto comum.

O sistema de saneamento se inicia na instalação de um ralo na tubulação das canaletas, que separa partículas sólidas como folhas, pedrinhas e torrões, desimpedindo o fluxo de água e permitindo que passe pelos outros compartimentos do sistema.

Á agua, após passar pelo ralo geralmente contem terra, areia e óleo, e deve passar pelo próximo compartimento que é definido como caixa de retenção de areia. Nela fica depositada a terra e a areia presente na água. Ele deve ter vazão baixa, justamente para que as partículas fiquem retidas no fundo. Então, suas dimensões devem respeitar o fluxo de água que sai das canaletas quando chove e quando ocorre a limpeza destas áreas. Geralmente, para ajudar na limpeza da água, uma tela é colocada no cano de passagem para ajudar na filtragem dessa água que será direcionada para o próximo compartimento do sistema de saneamento.

O próximo compartimento é a caixa de separação de água e óleo que é responsável pela separação do óleo combustível da água. O óleo sempre vai ficar por cima da água, e por isto, neste compartimento deve-se recolher a água por meio de um cano instalado no fundo da caixa e esse cano deve ser vedado na parte superior para que não haja a entrada do óleo no mesmo. Já o óleo que está por cima, é recolhido por um sifão, com a abertura voltada para a parte cima da caixa que por fim é ligada a outro compartimento que armazena o óleo recolhido. Este compartimento chama-se caixa retentora de óleo. Por fim, a água separada do óleo vai para uma caixa de coleta, para que possa haver inspeção da água que sai do sistema. Por meio desta podemos avaliar se o sistema de saneamento está funcionando, para que esta água seja liberada para o meio ambiente.

Não podemos esquecer que a área de abastecimento e tanque de combustível são áreas perigosas, e que o funcionário exposto ao risco no abastecimento, conforme PGR, deve receber por periculosidade. Sendo assim, esta área deve ser sinalizada com placas de proibido fumar, e que contém líquido inflamável. Um extintor da categoria B deve ser instalado próximo ao local, e sua manutenção deve ser feita regularmente para que este esteja na validade em caso de acidentes.

Viu só como não é tão difícil? Existem estes sistemas de saneamento prontos para comprar em casas de material de construção, pois são sistemas comuns instalados nas casas com o nome popular de caixa de gordura.

A nova era da sustentabilidade já está acontecendo, vamos aplicar o que aprendemos hoje sobre a área de abastecimento e tanque de combustível nas fazendas para nos mantermos em atividade e promover cada vez mais nosso setor.

 Se precisar de ajuda para mais informações, me procure, tenho planos que podem te ajudar a iniciar nas Boas Práticas Agrícolas!

Maria Letícia Guindalini Melloni

Deixe seu comentário