Fazenda modelo, boas práticas

Boas Práticas Agrícolas: como iniciar?

15/01/2024 08:00

Prezado leitor,

Hoje, o tema da sustentabilidade refere-se ao pontapé inicial das boas práticas sustentáveis nas propriedades rurais, que, frequentemente, é negligenciado, pois os produtores acreditam que serão necessárias muitas adaptações, adiando, assim, o início das ações. Acompanhe esta matéria para descobrir por onde começar e aproveitar esse novo ano que se inicia para implementar novas ações.

Quando o assunto se refere a certificações, boas práticas rurais, ajustes à legislação vigente etc., geralmente surge a ideia de grandes modificações, construção de novos barracões, implementação de novas estruturas e elevados investimentos. De fato, em alguns casos, isso é necessário, mas não sempre. Muitas vezes, é possível adaptar estruturas já existentes e ajustar procedimentos para alcançar um nível mais elevado de funcionalidade nas propriedades.

Como começar?

O primeiro passo para atingir qualquer objetivo, não só referente
às certificações, é a organização, que se refere tanto a insumos, recursos, procedimentos quanto à parte documental. Uma organização eficiente permite uma gestão mais eficaz dos recursos disponíveis, facilitando as operações diárias, reduzindo o tempo gasto em atividades rotineiras e, como consequência, atingindo uma maior eficiência operacional.

Além disso, o registro das informações é essencial para quem busca a melhoria contínua, uma vez que não se pode melhorar aquilo de que não se tem controle.

Dessa forma, registre todas as operações, aplicações, o controle do consumo de recursos e insumos e as notas fiscais de compra e de serviço. Essa organização auxilia no controle financeiro, permitindo uma melhor previsão de custos, receitas e investimentos necessários, facilitando, assim, o monitoramento de despesas e receitas, auxiliando na tomada de decisão.

A implementação da organização nas estruturas rurais, aliada ao registro documental, representa um excelente início para adotar boas práticas. Quando essas ações são bem fundamentadas, é o momento de aprofundar a regularização de outros aspectos do negócio. Continue acompanhando nossas matérias para conhecer os próximos passos.

O Programa Semeia, da Canaoeste, está disponível para tirar dúvidas e te ajudar a alcançar a sustentabilidade. Se você ainda tiver qualquer dúvida sobre como inserir as ações inicialmente citadas ou qualquer tópico já abordado, teremos o maior prazer em saná-la e regularizar sua propriedade!

Deixe seu comentário