canavial sem chuva

Safra atual ultrapassa as 11 toneladas de açúcar por hectare

24/09/2020 10:18

Tendo como base informações publicadas pela Unica, no relatório de safra denominado Cana Zoom, que contempla as condições de colheita e o monitoramento agroclimático no canavial do Centro-Sul, com dados até o final de agosto de 2020, foi possível concluir que a atual safra está em uma tonelada de açúcar por hectare maior em relação à temporada 19/20.

O estudo diz que até agosto de 2020 haviam sido colhidas 85 toneladas de cana por hectare a um ATR de 139,3 quilos de açúcar por tonelada de cana. O que ao ser multiplicado dá como resultado 11,84 toneladas de açúcar por hectare cultivado.

A título de comparação, até o final de agosto em 2019, era observada uma média de 81,7 toneladas de cana por hectare com um ATR de 81,7 quilos de açúcar por tonelada de cana, gerando 10,89 toneladas de açúcar por hectare.

O material aponta que o ganho em massa (3,3 toneladas de cana por hectare) está relacionado por dois fatores predominantes, o primeiro a queda na idade do canavial, responsável por 2,09 toneladas.  

Evidenciando que, passados os cinco primeiros meses da colheita, a idade média está em 3,2 ciclos contra 3,4 do ano passado, traduzindo dá 2,5 meses de juventude, o que, a grosso modo, mostra o ganho de uma tonelada por hectare de cana por mês a menos na idade.

A segunda razão para a evolução do peso é o clima e os tratos culturais, respondendo por 1,25 toneladas, nesse ponto é importante ressaltar que embora o início do ano tenha sido excelente de chuva, a estiagem foi muito mais rigorosa em relação a 2019, o que ainda poderá refletir na colheita considerada de final de safra, fica a expectativa para os números de setembro.

Fonte: Revista Canavieiros
POR: Marino Guerra

Deixe seu comentário