Canaoeste recebe selo “Adote um Parque”

O programa foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente para atrair recursos e custear a conservação dos parques nacionais

19/10/2021 11:09

Foi com foco na conscientização e conservação do meio ambiente que a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) foi certificada, em agosto, com o selo “Adote um Parque”. A ação se deu ao fato de que a associação iniciou uma parceria com a Fundação Florestal para monitorar via satélite o risco de foco de incêndio na Estação Ecológica de Ribeirão Preto (Mata de Santa Tereza) de Ribeirão Preto. O local é um importante fragmento florestal de Mata Atlântica da região. 

Fábio Soldera, gestor ambiental da Canaoeste, comenta sobre a parceria: “A iniciativa começou pelos produtores rurais que moram próximo à Mata de Santa Tereza e são confrontantes com a mata e tem uma ação direta com o comitê gestor que se une para combater o incêndio e manter os aceiros em ordem. Quando há focos de incêndio todos cooperam e apoiam para dirimir o mais rápido possível, tanto os produtores associados quanto as Unidades Industriais”, disse Soldera e completou “o monitoramento via satélite vem para agregar, sendo mais uma ferramenta que a Estação Ecológica vai ter para combater e debelar incêndios. Quando se tem temperaturas altas, ventos fortes e baixa umidade relativa do ar é mais fácil que os incêndios se propaguem e venham atingir tantas áreas de cana-de-açúcar quanto as de vegetação nativa”, destaca. 

O Adote um Parque é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente para atrair recursos e custear a conservação dos parques nacionais que, após receberem investimentos, se transformam em serviços de monitoramento, proteção, prevenção e combate a incêndios florestais, prevenção e combate ao desmatamento ilegal e recuperação de áreas degradadas. Através dele, empresas conseguem estabelecer parcerias com a FF (Fundação Florestal) e contribuir na proteção dessas unidades de conservação.

Segundo o site ‘Infraestrutura e Meio Ambiente’, ao adotar uma Unidade de Conservação (UC), os interessados serão reconhecidos como parceiros do meio ambiente e celebrarão Termo de Doação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para Alessandra Pinezi, gestora da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, “o sistema de monitoramento de incêndios da Canaoeste é de grande ajuda na preservação da mata em si, pois sabemos que quanto antes detectarmos o foco de incêndio, teremos mais chances de dar uma resposta rápida e não deixar causar danos, contendo o princípio de incêndio com a menor perda de vegetação possível”, frisa.

No programa as empresas conseguem estabelecer parcerias com a FF e contribuir na proteção dessas unidades de conservação. Quem tiver interesse em conhecer melhor esse programa de parcerias dentro da Fundação Florestal, pode acessar mais informações através do código QR abaixo ou visitando a Mata de Santa Tereza.

Por: Eddie Nascimento

Deixe seu comentário